Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência elege representantes e debate políticas de inclusão

  • Foto: Secom / Divulgação -

5ª Conferência Municipal discute um Brasil mais inclusivo

A 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Joinville está em pleno andamento na Faculdade Anhanguera, com atividades programadas para terça e quarta-feira (24 e 25). O tema central deste ano é "Cenário Atual e Futuro na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil mais inclusivo".

A abertura do evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDE), Vanderlei Pedro Quintino, e a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo. Além disso, o evento contou com apresentações especiais, incluindo uma performance do coral da Associação Joinvilense para Integração dos Deficientes Visuais (AJIDEVI) e uma emocionante apresentação de dança inclusiva com usuários da APAE.

O destaque da conferência foi a palestra do advogado Anselmo Alves, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina (Conede), que discutiu o tema central do evento.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem como objetivo reunir representantes do Poder Público e entidades não governamentais para analisar, propor e deliberar diretrizes para a efetivação e aprimoramento das leis que garantem direitos às pessoas com deficiência, com foco especial na Lei Brasileira de Inclusão (Lei 13.146/2015).

Nesta edição, a conferência abordou cinco eixos temáticos: estratégias para manter e aprimorar o controle social, garantir o acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas, avaliação biopsicossocial unificada, financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência, cidadania e acessibilidade, e os desafios para a comunicação universal.

Além dos debates, a conferência também inclui a eleição de conselheiros indicados pelas entidades não governamentais, que atuarão no biênio 2024-2025. A pauta inclui ainda a seleção de delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Santa Catarina, programada para março de 2024 em Florianópolis.

Vanderlei Quintino, presidente do COMDE, enfatizou a importância de atrair um público maior e conscientizá-lo sobre a necessidade de reduzir obstáculos para as pessoas com deficiência, tanto em infraestrutura quanto em serviços em geral. "A Conferência Municipal é um momento fundamental para que cada vez mais pessoas tenham consciência e sensibilidade sobre os direitos da pessoa com deficiência, e que a gente tenha um mundo cada vez melhor e mais acessível", ressaltou.

A Prefeitura de Joinville vem trabalhando ativamente para promover a acessibilidade e garantir os direitos da pessoa com deficiência. A Secretaria de Assistência Social (SAS) desenvolve ações que abrangem o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), além de outras iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida e inclusão de pessoas com deficiência na cidade.

Um dos exemplos é o programa de intérpretes de Libras da Coordenação da Pessoa com Deficiência, que capacita servidores públicos e profissionais da rede para atender às necessidades de usuários surdos e com deficiência auditiva. A cidade também investe em programas de Habilitação e Reabilitação da pessoa com deficiência, com parcerias com entidades que oferecem atendimentos especiais.

Mais de 4 toneladas de fiação sem uso são removidas de postes em três ruas de Joinville Anterior

Mais de 4 toneladas de fiação sem uso são removidas de postes em três ruas de Joinville

Prefeitura de Joinville abre concurso público para vagas na educação Próximo

Prefeitura de Joinville abre concurso público para vagas na educação

Deixe seu comentário